Sobre

O objetivo desta página é servir de veículo para as mensagens dos alunos (e ex-alunos) de mestrado/doutorado da Escola de Pós Graduação em Economia da FGV.

Os alunos da EPGE estão sempre ocupados, mas nem por isso deixam de se inquietar com temas em voga nos meios de comunicação e nas redes socias. Havia uma demanda reprimida por um canal para os alunos também expressarem a sua visão.

Os assuntos a serem abordados são diversos, mas em geral envolvem aplicações do pensamento econômico a situações cotidianas e debates de política pública.

Desde já agradecemos pela audiência 🙂

 

Por que “Economia de Pen Drive”?

Em ciências econômicas, assim como nas demais ciências, são utilizados modelos com o objetivo de se obter uma compreensão clara a respeito de um fenômeno complexo. Para alcançar esse objetivo, são exigidas simplificações que possibilitem a reprodução do fenômeno em sua essência.

Ou seja, um modelo reproduz uma economia ou, mais precisamente, um fenômeno que ocorre numa economia. Dada a impossibilidade da reprodução em laboratório desses fenômenos, não raro, utilizamos de simulações computacionais como ferramenta.

Um de nossos mestres, exímio orador, costuma dizer que carregamos a economia por aí, dentro de nossos pen drives.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s